"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

Já parou para pensar quantas pessoas no mundo carregam o mesmo sobrenome que o seu? E de onde ele veio? Que tal conhecer de uma forma divertida suas relações familiares?
A minha, a sua, a nossa história começa assim: conhecendo pessoas que fazem ou fizeram parte dela (nossos antepassados) e enriquecendo a história de nossas origens.
         Veja o que nossos alunos fizeram para se perceberem como parte de um grupo, de uma família; exploraram a história familiar de cada um e com ajuda dos pais, confeccionaram sua árvore genealógica, nomeando seus familiares e ampliando seus conhecimentos. O nome “árvore genealógica” é dado devido à semelhança entre o crescimento de uma árvore, que tem vários galhos, e o de uma família, que tem vários membros.
         Foram feitas discussões sobre a estrutura de cada família, diferenças entre organização familiar, origens e a diferença entre as pessoas; quem são as pessoas mais idosas, o que sabem sobre essas pessoas? Quantos tios tem, quantos primos? E os avós, como são?
       Com esses questionamentos a criançada ampliou o vocabulário relativo a parentesco e conheceram um pouco sobre as histórias de suas famílias e de seus coleguinhas: ouviram histórias de parentes que já não estão presentes, aprenderam sobre as alegrias e desafios que essas pessoas tiveram. Com isso, muitas dessas pessoas deixaram de ser apenas um nome em um gráfico, mas personagens que ajudaram a formar suas histórias de vida.












         

0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo