"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

aprendendo matemática com as centopéias e seus sapatinhos



Primeiramente, discutimos sobre a constituição do corpo da centopeia - corpo com ou sem ossos, quantidades de pés (CENTOPEIA TEM 100 PÉS MESMO?), cabeça, antenas, porque ela tem esse nome, de que se alimenta etc....
Seria possível uma centopeia usar sapatos? 
A história que vamos ouvir, portanto, é real ou imaginária?

Depois, com 5 alunos, formamos uma CENTOPEIA HUMANA. A brincadeira possibilitou-nos trabalhar com os pares de sapatos dos alunos, par de peças de roupas e a IDEIA de multiplicação como "combinação":
Quantos sapatos a centopeia humana calça?
Quantos pares de sapatos?
Quantas camisetas ela está usando?
Quantas calças?



  • A atividade seguinte consistiu em  descobrir pares de objetos na sala ( ou do cotidiano)


VÍDEO



INTERPRETAÇÃO ORAL
  1. Quantos pés têm a centopéia?
  2. Quantos bolinhos você acha que tinha na mesa do café? 
  3. Quantos chapéus e sombrinhas pegaram a Centopéia e sua filha?
  4. Quantas vezes você acha que a Joaninha subiu e desceu a escada para pegar os sapatos?
  5. Quantos pares de sapatos a Centopeinha experimentou?
  6. Quantos pares de sapatos a Centopeinha usa de cada lado do corpo?
  7. Que número, você acha que calça a Centopeinha?
Nesse caso, de que número poderia ser o primeiro par de sapatos que a Joaninha trouxe?

Atividade II
  1. Por que os fabricantes de sapato colocam um par de sapatos em cada caixa?
  2. Se você fosse um fabricante de sapatos para centopéias você colocaria um par de sapatos em cada caixa?
Por quê?
  1. No caso desta história, quantos sapatos para centopéias deveriam ser colocados em cada caixa para evitar o sobe e desce de Dona Joaninha? 


Levantamento prévio do conhecimento dos alunos sobre as centopéias e números até o 100.





CENTOPEIAS... MUITAS CENTOPEIAS...





  • Invente um sapato para você. Além de bonito, ele deve ter uma capacidade mágica. Desenhe-o.









  • A centopeinha já experimentou 12 sapatos. Então, 
quantos pares de sapatos a Joaninha já trouxe para ela experimentar?
DESENHO




TAREFA

Investigar se a centopeia tem esse nome devido à grande quantidade de "pés"que possui.


ATIVIDADE DE LEITURA E ESCRITA




SUGESTÕES DE LEITURAS



APRENDENDO A AMARRAR OS CADARÇOS




No TUX PAINT











6 comentários:

Você tem essas atividades para imprimir! (Atividade em branco)
Pode me mandar via email, por favor?

Grata
Edilene
professoraedylene@gmail.com

Boa tarde Professora

Também gostaria de receber as atividades em branco se possível.
Grata

Boa tarde professora.Gostaria muito de receber estas atividades para imprimir.Seria muito proveitosa para minha turma.
Grata
ligia.oliveira64@yahoo.com.br

VOU APROVEITAR ESTA HISTÓRIA PARA TRABALHAR TAMBÉM GOSTEI MUITO...VISITE MEU BLOG

GOSTEI MUITO DO SEU TRABALHO,GOSTARIA MUITO DE FAZER COM A MINHA TURMA.VOCE PODERIA ENVIAR ESSAS ATIVIDADES EM BRANCO.É MUITO RICO O SEU TRABALHO.rubissoniaseixas@hotmail.com

Parabéns professora pelo ótimo planejamento .Adorei! Gostaria de receber algumas atividades em branco.
Flávia C.E.I. Flor de Acácia-Bairro Fátima - Joinville SC

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo