"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

Preparem doces e travessuras! Halloween vem por aí..


 Apesar de cultuar uma tradição norte-americana, acredito que  as comemorações de Halloween não são prejudiciais ao aprendizado das crianças. Hoje, com a globalização, as crianças brasileiras também têm acesso a essas comemorações e isso lhes permite construir conhecimentos a respeito do mundo e da forma como outras crianças, que vivem em outras partes, brincam e divertem-se.














Mas comemorar apenas por comemorar, além de, muitas vezes, ocupar o tempo de aulas realmente importantes não acrescenta nada na formação das crianças. 
 É preciso explicar como a festa surgiu e contextualizá-la para que  criem uma identificação. Com a ajuda de fotos, vídeos e outros materiais didáticos, resgatamos um pouco  da história original da data e de seus personagens. As crianças descobrem que a origem do Halloween remete às crenças celtas. Para quem não sabe, este povo da Irlanda acreditava que, no último do verão no hemisfério norte, os espíritos saíam do cemitério para tomar conta dos corpos dos vivos.
Então, para se proteger, as pessoas colocavam em suas casas ossos decorados, caveiras, abóboras iluminadas.










0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo