( Rubem Alves)
ludicidade na alfabetização
BOLO LÚDICO
- Em grupo, as alfabetizadoras
criarão o BOLO LÚDICO. ( Gênero: receita)
-
Cada grupo receberá fichas com imagens como: brinquedos, brincadeiras,
jogos, rotina, música, dança, poesia... que serão os ingredientes para o bolo.
Deverão organizar o modo
de uso dos ingredientes e
desenvolver o modo de fazer.
JOGO PEGA-PEGA
(Níveis de escrita)
- Em cima da
mesa colocarei flores.
No miolo de
cada uma, um dos níveis da psicogênese.
Duas
professoras jogarão.
Cada uma em
mãos com um mata mosca com desenho de um sol na extremidade.
Em outra mesa,
fichas com características de cada nível, viradas para baixo.
Outra colega
virará uma folha de cada vez, lendo uma característica em voz alta.
A primeira que
identificar e bater na flor que contém o nome do nível relacionado àquela
característica, faz ponto.
Ganha o jogo
quem fizer mais pontos.
SLIDES:
Sistema de Escrita Alfabética
CONSTRUÇÃO DO NÚMERO
Senso numérico
–Como surgiu o
número? ( questionamento e reflexão sobre sua origem)
- Quem inventou?
Como os povos antigos contavam? etc....
-Propor uma
atividade no pátio, onde vão brincar de contar seu rebanho no cercado.
-
Delimitarei 3 espaços no chão (cercados)
e ao lado de cada cercado ficará uma “criança” com papel e lápis na mão para
registrar a quantidade de crianças (rebanho que ficou no seu cercado).
- Combinar quem
será o dono do rebanho e quem será o rebanho.
– Os donos registrarão a quantidade dos
animais dos seus cercados e que o rebanho, ao ouvir um comando de partida
(APITO), correrão para um dos cercados e ficarão lá até segundo comando.
- Nesse momento,
os donos dos animais farão seus registros.
- A cada jogada
questionar em QUAL CERCADO TEM MAIS ANIMAIS.
Leitura deleite “ O CASO DOS OVOS”
Possibilidades de atividades a serem trabalhadas a
partir da história.
Sugestão de atividade com DÚZIA
Atividade: BOMBOM DE LEITE NINHO
- Elaboração mental
- Problematização: cálculos para ver quantos bombons são necessários...
- Modelagem do bombom em formato de coelhinho. Colocar olhinhos,
nariz...
-Fazer cestinhas utilizando formas geométricas.
- Possibilidades de trabalho interdisciplinar a
partir da receita.
SLIDES:
COMEÇAR DE NOVO...
0 comentários:
Postar um comentário