"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

ATIVIDADES SUGERIDAS PELAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS


JOGO DAS OPERAÇÕES COM OVOS DE PÁSCOA

MaterialCartões com desenho de ovos de páscoa cortados ao meio.

ObjetivoExecutar habilidade motora fundamental de locomoção, treinar memorização, exercitar o raciocínio lógico.

Jogando:

1º Espalhar uma das metades dos cartões com o resultado da operação matemática (+/-) por diversos lugares.
2º Acomodar todas as crianças sentadas lado a lado e entregar a outra metade dos cartões com a operação matemática (+/-) um para cada criança.
3º Os cartões deverão ficar virados com a operação para baixo até que seja dado o sinal.
4º Todos irão olhar o cartão ao mesmo tempo e em seguida procurar pela outra metade.
5º Registrar no caderno a operação.
6º Realizar o jogo quantas vezes desejarem.

BOM DIVERTIMENTO!
  
SOLANGE DEMARCHI VOLTOLINI     







Atividade desenvolvida: Receita de docinho de leite ninho
SUZANA BEATRIZ KREHNKE

Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Ciências.

1ª Etapa: Leitura do livro: “Comer”, de Ruth Rocha. Coleção: 5 sentidos. Conversar sobre os sabores que sentimos, através de qual parte do corpo sentimos, o sabor que prefere: doce, salgado, amargo ou azedo. Após, iremos usar o nosso sentido “paladar”, para saborear algo feito por nós.

2ª Etapa: Como ajudante do coelhinho da páscoa, primeiramente precisaremos registrar a receita que iremos fazer.

- No momento do registro os alunos não gostaram muito, pois queriam ir logo para a prática, mas após terem feito o doce a maioria queria saber se poderia levar o caderno de escrita para casa e assim repetir a experiência.


3ª Etapa: Conhecer uma balança para medir as quantidades necessárias de cada ingrediente. Mostrar os diferentes “pesos” que acompanham a balança, 50g, 100g, 200g, 500g, 1kg e 2kg. Deixar que manuseiem e após, questionar o que pesa mais: 50 g ou 500g? 1kg ou 50 g? É interessante, porque eles poderão ver e sentir o porquê de 50 g é mais pesado do que 1 kg. Por vezes quando o número é maior a criança responde que o 50g seria o mais pesado, no entanto, ao ver e sentir pode perceber a diferença entre a grama e o kilo, que 1kg corresponde a 1000 gramas. Após, deverão “tentar” equilibrar os dois lados da balança. Colocar uma quantidade, e o aluno chamado deverá encontrar uma forma de equilibrar a balança. Caso não seja possível conversar o por que não foi possível, quanto que faltava ou estava a mais. Posteriormente, verificar quanto vem em cada pacote, lata, ex. Açúcar vem 1 kilo, questionar: é  suficiente ou demais? Separar o quanto é preciso de cada ingrediente, para isso, os aluno irão ajudar.



- Essa atividade foi bastante interessante para o grupo, pois vários deles não conheciam uma balança desse modelo. E a oportunidade de manusear permitiu que diferenciassem melhor o grama do quilograma. Além disso, perceberam que na lata ou embalagem está escrito um valor, mas a embalagem também tem um peso que não está escrito. Os alunos estavam bem motivados, todos queriam participar desse momento.

4ª Etapa: Após termos separado a quantidade de cada ingrediente, conversamos sobre a importância da higiene na preparação de um alimento. Cabelos amarrados, unhas e mãos limpas, etc. Lavamos as mãos e iniciou-se a preparação do doce, os alunos participaram derramando os ingredientes e acompanhando como estava a massa no início, durante e no final. A professora misturou tudo com a mão até dar liga para enrolar o doce.

5ª Etapa: Construção do docinho de Coelho da Páscoa.
Foi dividida a massa para que cada aluno pudesse fazer o seu coelhinho de páscoa. Eles enrolaram, fizeram as orelhinhas e foi dado alguns confeitos para fazer os olhos, nariz e boca do coelho.



0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo