( Rubem Alves)
ATIVIDADES SUGERIDAS PELAS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
JOGO DAS OPERAÇÕES COM OVOS DE PÁSCOA
Material: Cartões com desenho
de ovos de páscoa cortados ao meio.
Objetivo: Executar habilidade
motora fundamental de locomoção, treinar memorização, exercitar o raciocínio
lógico.
Jogando:
1º Espalhar uma das metades dos
cartões com o resultado da operação matemática (+/-) por diversos lugares.
2º Acomodar todas as crianças
sentadas lado a lado e entregar a outra metade dos cartões com a operação
matemática (+/-) um para cada criança.
3º Os cartões deverão ficar virados
com a operação para baixo até que seja dado o sinal.
4º Todos irão olhar o cartão ao mesmo
tempo e em seguida procurar pela outra metade.
5º Registrar no caderno a operação.
6º Realizar o jogo quantas vezes
desejarem.
BOM DIVERTIMENTO!
SOLANGE
DEMARCHI VOLTOLINI
Atividade desenvolvida:
Receita de docinho de leite ninho
SUZANA BEATRIZ KREHNKE
Disciplinas
envolvidas:
Português, Matemática, Ciências.
1ª
Etapa: Leitura do livro: “Comer”, de Ruth Rocha. Coleção: 5 sentidos. Conversar
sobre os sabores que sentimos, através de qual parte do corpo sentimos, o sabor
que prefere: doce, salgado, amargo ou azedo. Após, iremos usar o nosso sentido
“paladar”, para saborear algo feito por nós.
2ª
Etapa: Como ajudante do coelhinho da páscoa, primeiramente precisaremos
registrar a receita que iremos fazer.
-
No momento do registro os alunos não gostaram muito, pois queriam ir logo para
a prática, mas após terem feito o doce a maioria queria saber se poderia levar
o caderno de escrita para casa e assim repetir a experiência.
3ª
Etapa: Conhecer uma balança para medir as quantidades necessárias de cada
ingrediente. Mostrar os diferentes “pesos” que acompanham a balança, 50g, 100g,
200g, 500g, 1kg e 2kg. Deixar que manuseiem e após, questionar o que pesa mais:
50 g ou 500g? 1kg ou 50 g? É interessante, porque eles poderão ver e sentir o
porquê de 50 g é mais pesado do que 1 kg. Por vezes quando o número é maior a
criança responde que o 50g seria o mais pesado, no entanto, ao ver e sentir
pode perceber a diferença entre a grama e o kilo, que 1kg corresponde a 1000
gramas. Após, deverão “tentar” equilibrar os dois lados da balança. Colocar uma
quantidade, e o aluno chamado deverá encontrar uma forma de equilibrar a
balança. Caso não seja possível conversar o por que não foi possível, quanto
que faltava ou estava a mais. Posteriormente, verificar quanto vem em cada
pacote, lata, ex. Açúcar vem 1 kilo, questionar: é suficiente ou demais? Separar o quanto é
preciso de cada ingrediente, para isso, os aluno irão ajudar.
-
Essa atividade foi bastante interessante para o grupo, pois vários deles não
conheciam uma balança desse modelo. E a oportunidade de manusear permitiu que
diferenciassem melhor o grama do quilograma. Além disso, perceberam que na lata
ou embalagem está escrito um valor, mas a embalagem também tem um peso que não
está escrito. Os alunos estavam bem motivados, todos queriam participar desse
momento.
4ª
Etapa: Após termos separado a quantidade de cada ingrediente, conversamos sobre
a importância da higiene na preparação de um alimento. Cabelos amarrados, unhas
e mãos limpas, etc. Lavamos as mãos e iniciou-se a preparação do doce, os
alunos participaram derramando os ingredientes e acompanhando como estava a
massa no início, durante e no final. A professora misturou tudo com a mão até
dar liga para enrolar o doce.
5ª
Etapa: Construção do docinho de Coelho da Páscoa.
Foi
dividida a massa para que cada aluno pudesse fazer o seu coelhinho de páscoa.
Eles enrolaram, fizeram as orelhinhas e foi dado alguns confeitos para fazer os
olhos, nariz e boca do coelho.
COMEÇAR DE NOVO...
1 comentários:
Ah que blog gostoso de se ler, ficaria aqui por horas abrindo todas páginas, lendo, realizando jogos e ler as interpretações de textos foi muito divertido! e olha que não sou criança,hein! mas aqui senti o colorido dos meus lápis de cor e canetinhas. vou voltar mais vezes! Parabéns pelo blog!!! Passando aqui para indicar 3 ebooks super baratinhos para compor em suas publicações:
dá 1 olhada: hotm.art/oabcemcasa
hotm.art/caligrafiaparatodasidades
hotm.art/matemáticadejesusparacrianças
Quero te sugerir ser 1 Produtora e autora de livros infantis, tem muito talento e dom de ensinar
Postar um comentário