"A utilização da leitura de um livro como fonte criadora de um contexto semântico para um conjunto de atividades didáticas é uma prática adequada dentro dos princípios da didática geempiana."
O ELEFANTINHO NO POÇO
Para que servem os glossários, didaticamente?
" Servem ao favorecimento de uma leitura para além do decifrado". Uma vez que a figura está junto à palavra, é possível ler cada uma delas pelo seu significado e não por articulação segmentada de letras. Portanto, trata-se de uma LEITURA GLOBAL DAS PALAVRAS.
GLOSSÁRIO-ALFABETIZADOR COM UM TEXTO
O glossário de texto se destina também a todos os alunos, para que eles façam muitas leituras nas quais eles possam antecipar a leitura de palavras pelo conhecimento de seu significado num contexto semântico.
Abaixo, a transcrição de um texto captado via internet que demonstra bem o exposto.
Vejam como é interessante nosso cérebro:
DE AORCDO COM UMA PQSIEUSA DE UMA UINVESRIDDAE IGNLSEA, NÃO IPOMTRA EM QAUL ODREM AS LRTEAS DE UMA PLRAVAA ETÃSO, A ÚNCIA CSIOA IPROTMATNE É QUE A PREMRIA E A ÚTMLIA LRTEAS ETEJASM NO LGAUR CRTEO. O RSETO PDOE SER UMA BÇGUANA TTAOL QUE VCOÊ PDOE ANIDA LER SEM POBRLMEA. ITSO É POQRUE NÓS NÃO LMEOS CDAA LRTEA ISLADOA, MAS A PLRAVAA CMOO UM TDOO.
E aí, conseguiu ler?
_____________________________________________________
Lindo!!!
Gosto de elefantes, gosto de elefantes
Gosto quando saltam nos galhos...elefantes
- Não...
- Não? Elefantes não saltam nos galhos?
Nooossa no que eu estava pensando então?
- Macacos!
Gosto de macacos,
Gosto quando nadam e nadam no oceano
- Não esse é o peixe!
- Peixe?
Peixes, gosto de peixes
Gosto porque brincam muito
Cheiram árvores, latem pro carteiro
- Não, não, não!
- Tio, explica pra ele
Que esses são os cachorros!
Os cachorrinhos, certo?
Gosto quando deitam e rolam
Perseguem os ratos
- Não, são os gatos!
- Gatos? Ah, claro!
- Gatos!
Gatos, gosto de gatos
Gosto quando fazem:
Coócoóricóó!
- Ah, não, não, não!
Eles fazem: Miau!
Você tá pensando nos galos
- Ah, galos!?
Galos, gosto de galos
Gosto quando eles galopam
E trotam!
- Ah, não, não, não, tio
Explica pra ele de novo...cavalos!
Cavalos, cavalinhos
Gosto quando saltam alto e comem
Os mosquitinhos
- Ah, não, não, não!
São sapos!
Gosto de sapos
Quando eles comem queijinho
- Não, não, não, não!
Estes são ratos!
Gosto de ratinhos
Gosto quando fazem
Gruaaauuuu!
- Não, não, não, papai
Esses são os leões!
Gosto dos leõezinhos
Gosto quando comem cenouras
E mexem o nariz
- Não, não, não, são os coelhos
- Tá bom filhinho, entendi...
Gosto de coelhinhos
Gosto quando eles se molham
Com a tromba!
- Esse é o elefante
Foi o que eu disse lá no comecinho!
Gosto de elefantes!
- Ah, Xuxa eles são uns bobos,
Não entendem nada de bichos!
- Isso mesmo Mateus
Não entendem nada de bichos!
JOGO DA MEMÓRIA
ATIVIDADES DE ESCRITA
2 comentários:
GOSTO MUITO DE TRABALHAR COM ESTA ESTÓRIA. E DEVO CONFESSAR QUE CONTADA DESSA FORMA, COM ESTES INSTRUMENTOS ELA FICA MAIS GRACIOSA. ATÉ O SEU GLOSSÁRIO ESTÁ MAIS ATRATIVO. NÃO VEREI MAIS A ESTÓRIA COM OS MESMOS OLHOS. UM ABRAÇO, PRINCESA.
Fiquei apaixonada por ideias fabulosas que ajudarão o raciocínio alunos. Tudo que observei mudará meu modo preparar aulas. AGRADEÇO 😊
Postar um comentário