"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

"UM POR TODOS E TODOS POR UM!"



"A utilização da leitura de um livro como fonte criadora de um contexto semântico para um conjunto de atividades didáticas é uma prática adequada dentro dos princípios da didática geempiana."

O ELEFANTINHO NO POÇO

CERTA VEZ, O ELEFANTINHO ESTAVA PASSEANDO COM UMA CORDA AMARRADA NO PESCOÇO.


ELE CAIU NUM POÇO E NÃO CONSEGUIU MAIS SAIR.


O CAVALO VEIO E QUERIA AJUDAR. 
O CAVALO PUXOU A CORDA COM TODA A FORÇA.
MAS O CAVALO SOZINHO NÃO CONSEGUIU TIRAR O ELEFANTINHO DO POÇO.


ENTÃO CHEGOU A CABRA E QUERIA AJUDAR.
O CAVALO E A CABRA PUXARAM, PUXARAM.
MAS O CAVALO E A CABRA  JUNTOS NÃO CONSEGUIRAM TIRAR O ELEFANTINHO DO POÇO.


ENTÃO CHEGOU  O CAVALO E QUERIA AJUDAR.
O CAVALO, A CABRA E O PORQUINHO PUXARAM JUNTOS.
MAS O CAVALO, A CABRA E O PORQUINHO  JUNTOS NÃO CONSEGUIRAM TIRAR O ELEFANTINHO DO POÇO.


ENTÃO CHEGOU A VACA E QUERIA AJUDAR.
O CAVALO, A CABRA, O PORQUINHO E A VACA  JUNTOS NÃO CONSEGUIRAM TIRAR O ELEFANTINHO DO POÇO.



ENTÃO CHEGOU O CACHORRO E QUERIA AJUDAR.
O CAVALO, A CABRA, O PORQUINHO, A VACA E O CACHORRO JUNTOS NÃO CONSEGUIRAM TIRAR O ELEFANTINHO DO POÇO.


ENTÃO CHEGOU A OVELHINHA E QUERIA AJUDAR.
O CAVALO, A CABRA, O PORQUINHO, A VACA , O CACHORRO E A OVELHINHA NÃO CONSEGUIRAM TIRAR O ELEFANTINHO DO POÇO.


E ENTÃO CHEGOU O RATO E QUERIA AJUDAR.
O CAVALO, A CABRA, O PORQUINHO, A VACA , O CACHORRO E A OVELHINHA RIRAM DO RATINHO.


MAS O CAVALO, A CABRA, O PORQUINHO, A VACA , O CACHORRO , A OVELHINHA E O RATINHO JUNTOS, CONSEGUIRAM TIRAR O ELEFANTINHO DO POÇO.
E ELE NUNCA MAIS CAIU LÁ DENTRO.


Nesta história, e elefante só consegue sair do poço em que caiu, quando os outros animais tem a contribuição, tida como insignificante, de um ratinho.
A riqueza desta mensagem representa bem a importância do TRABALHO E GRUPO na sala de aula, como uma essencialidade  para as aprendizagens de todos. 
Assim como o ratinho, nenhuma das crianças é tão fraca que não possa ajudar, TROCAR  ideias com os outros. Somos uma equipe e "JUNTOS SOMOS FORTES"


GLOSSÁRIO-ALFABETIZADOR



 Para que servem os glossários, didaticamente?

" Servem ao favorecimento de uma leitura para além do decifrado". Uma vez que a figura está junto à palavra, é possível ler cada uma delas pelo seu significado e não por articulação segmentada de letras. Portanto, trata-se de uma LEITURA GLOBAL DAS PALAVRAS. 






 GLOSSÁRIO-ALFABETIZADOR COM UM TEXTO

      É BOM FAZER PARTE DE UMA TURMA.
      
      UM ELEFANTE CAIU EM UM POÇO E NÃO CONSEGUIA SAIR. VIERAM VÁRIOS ANIMAIS AJUDAR, E NADA. NO FIM, VEIO UM RATINHO. TODOS RIRAM, PORQUE ELE TEM MUITO POUCA FORÇA. MAS, JUNTO COM A FORÇA DOS OUTROS, ERA O  QUE FALTAVA PARA TIRAR O ELEFANTINHO DO POÇO.

        PARA QUE TODOS APRENDAM NA AULA É PRECISO A FORÇA DE CADA UM, SEM ATRASOS, SEM FALTAS E SEM MEDOS. AQUELE QUE MAIS PENSA QUE SE PARECE COM UM RATINHO, NA SUA INTELIGÊNCIA, É TAMBÉM MUITO IMPORTANTE PARA QUE TODOS APRENDAM NA AULA.

      É BOM  FAZER PARTE DE UMA TURMA QUE QUER APRENDER!

O glossário de texto se destina também a todos os alunos, para que eles façam muitas leituras nas quais eles possam antecipar a leitura de palavras pelo conhecimento de seu significado num contexto semântico.
Abaixo, a transcrição de um texto captado via internet que demonstra bem o exposto.
Vejam como é interessante nosso cérebro:

DE AORCDO  COM UMA PQSIEUSA DE UMA UINVESRIDDAE IGNLSEA, NÃO IPOMTRA EM QAUL ODREM AS LRTEAS DE UMA PLRAVAA ETÃSO, A ÚNCIA CSIOA IPROTMATNE É QUE A PREMRIA E A ÚTMLIA LRTEAS ETEJASM NO LGAUR CRTEO. O RSETO PDOE SER UMA BÇGUANA TTAOL QUE VCOÊ PDOE ANIDA LER SEM POBRLMEA. ITSO É POQRUE NÓS NÃO LMEOS CDAA LRTEA ISLADOA, MAS A  PLRAVAA CMOO UM TDOO.

E aí, conseguiu ler?
_____________________________________________________


Lindo!!!




Gosto de elefantes, gosto de elefantes
Gosto quando saltam nos galhos...elefantes
- Não...
- Não? Elefantes não saltam nos galhos?
Nooossa no que eu estava pensando então?
- Macacos!

Gosto de macacos,
Gosto quando nadam e nadam no oceano
- Não esse é o peixe!
- Peixe?

Peixes, gosto de peixes
Gosto porque brincam muito
Cheiram árvores, latem pro carteiro
- Não, não, não!
- Tio, explica pra ele
Que esses são os cachorros!

Os cachorrinhos, certo?
Gosto quando deitam e rolam
Perseguem os ratos
- Não, são os gatos!
- Gatos? Ah, claro!
- Gatos!

Gatos, gosto de gatos
Gosto quando fazem:
Coócoóricóó!
- Ah, não, não, não!
Eles fazem: Miau!
Você tá pensando nos galos
- Ah, galos!?

Galos, gosto de galos
Gosto quando eles galopam
E trotam!
- Ah, não, não, não, tio
Explica pra ele de novo...cavalos!

Cavalos, cavalinhos
Gosto quando saltam alto e comem
Os mosquitinhos
- Ah, não, não, não!
São sapos!

Gosto de sapos
Quando eles comem queijinho
- Não, não, não, não!
Estes são ratos!

Gosto de ratinhos
Gosto quando fazem
Gruaaauuuu!
- Não, não, não, papai
Esses são os leões!

Gosto dos leõezinhos
Gosto quando comem cenouras
E mexem o nariz
- Não, não, não, são os coelhos
- Tá bom filhinho, entendi...

Gosto de coelhinhos
Gosto quando eles se molham
Com a tromba!
- Esse é o elefante
Foi o que eu disse lá no comecinho!

Gosto de elefantes!
- Ah, Xuxa eles são uns bobos,
Não entendem nada de bichos!
- Isso mesmo Mateus
Não entendem nada de bichos!






JOGO DA MEMÓRIA




ATIVIDADES DE ESCRITA


























v



















2 comentários:

GOSTO MUITO DE TRABALHAR COM ESTA ESTÓRIA. E DEVO CONFESSAR QUE CONTADA DESSA FORMA, COM ESTES INSTRUMENTOS ELA FICA MAIS GRACIOSA. ATÉ O SEU GLOSSÁRIO ESTÁ MAIS ATRATIVO. NÃO VEREI MAIS A ESTÓRIA COM OS MESMOS OLHOS. UM ABRAÇO, PRINCESA.

Fiquei apaixonada por ideias fabulosas que ajudarão o raciocínio alunos. Tudo que observei mudará meu modo preparar aulas. AGRADEÇO 😊

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo