"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

leilão de jardim




LEILÃO DE JARDIM
.
Quem me compra um jardim
com flores?

borboletas de muitas cores,

lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis

nos ninhos?

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio de sol?

Um lagarto entre o muro e a hera,

uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?

E este sapo, que é jardineiro?

E a cigarra e a sua canção?

E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)
Cecília Meireles

Salvei a imagem acima (não lembro o endereço) para fazer o painel para a primavera, mas não vou conseguir. Tem tanta idéia legal por aqui, mas não dá para abraçar tudo..


Usei novamente a história " AS CENTOPÉIAS E SEUS SAPATINHOS".

Vamos investigar se a centopéia tem esse nome devido à grande quantidade de “pés” que possui.

Em Matemática, é possível estudar formas geométricas, e conceitos como: muito/pouco, grosso/fino, comprido/curto, grande/pequeno, além da contagem de números naturais e a relação do símbolo 100 a uma grande quantidade observando os “pés” da centopéia.
Em Ciências, as características da centopéia, habitat, alimentação. Mas nossa pesquisa será também sobre as JOANINHAS.
As atividades favorecem também o desenvolvimento das habilidades de observar, formular e expor oralmente o pensamento, ouvir o outro e registrar informações utilizando diferentes recursos.


SAPATINHOS PARA A CENTOPÉIA
( Anne Lieri)


Centopéia foi passear
Num jardim muito florido!
Com seus filhinhos brincar
Num dia bem colorido!


Mas eis que os pequeninos
Começam a reclamar!
Seus pezinhos doloridos
De tanto no chão pisar!


Centopéia tem a idéia:
Visitar o sapateiro!
Sai feliz com sua estréia
E prepara o seu dinheiro!


São muitos pés pra calçar!
Um,dois...dá quase cem!
O sapateiro a contar
Todos os pés que elas tem!


Depois de uma semana
Com os sapatos já prontos,
Calçam todos bem bacanas
Sapateiro ficou tonto!

Eram tantos os pezinhos
Que as centopéias calçaram,
Mas ficaram bonitinhos
E todas se alegraram!



















Pensando nas patas da bicharada.
Atividade retirada da coleção
MATEMÁTICA DA MINHA VIDA - Ana Cristina de Sousa Rangel

Gosto muito das atividades propostas neste material. As crianças já conhecem o vocabulário FRASE MATEMÁTICA e ao desenvolver i esta atividade, não tive objetivo de trabalhar a "tabuada" do 6, mas sim, para que as crianças percebessem que os insetos tem 6 patas e que a multiplicação é uma operação que simplifica a soma de parcelas iguais.

Adorei as respostas que escreveram para cada questionamento.

0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo