"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

A longa história de um pequeno boi



A encenação é uma contação de história inspirada no Bumba meu Boi nordestino.
Os brincantes (nome que se dá aos atores que representam o folguedo do Boi no nordeste) apresentam a situação problema; o sumiço do Boi Surubim, um dos melhores da região.
Mateus e o cão chamado Quinta-feira, saem ao encalço do Boi. Quinta-feira corre o Brasil a procura do boi acompanhado por Mateus. Mateus narra esta trajetória com graça e picardia.
Na floresta encontra por Curupira, defensor das matas e dos animais. Curupira impõe uma série de adivinhações para deixar Mateus seguir o seu caminho.
Mateus segue para outras bandas do Brasil e ao chegar a Bahia encontra o Saci Pererê. Como é de costume o Saci faz algumas brincadeiras com Mateus e sugere que este vá procurar pelo Negrinho do Pastoreio que é entendedor de sumiço de animais.
Continuando a viagem, Mateus desce até o sul do país para encontrar com o tal Negrinho que lhe dá dicas sobre a localização do Boi.
Quando o Boi é encontrado logo é morto. Depois da presença de um médico o Boi ressuscita com a aplicação de uma alma boa dentro dele e, para a felicidade de todos, os personagens brincam e cantam com a nova vida do Boi Surubim.
Na contação de história, além de personagens do nosso folclore o texto contempla uma série de parlendas, trava línguas, provérbios e adivinhas.

http://grupogestus.blogspot.com/p/longa-historia-de-um-pequeno-boi.html







0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo