"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

"DE ÓLEO NO FUTURO"




"ÓLEO PELA NATUREZA"

Iniciamos hoje um trabalho voltado à consciência sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

Contei para as crianças a história : " O BELO RIOZINHO"

Maurinho era um garoto que morava em uma casa que ficava um pouco distante da cidade.
Atrás da casa de Maurinho passava um pequeno rio de águas claras e brilhantes.
Neste rio nadavam muitos peixes que viviam alegres porque o rio era muito limpo.
Nas suas margens cresciam muitas flores, de todas as cores.
As vacas e os cavalos, que viviam no lugar, vinham todos os dias beber água no rio.
Uma grande árvore, muito vaidosa, nas parava de olhar o seu reflexo nas águas.
Maurinho era muito amigo de todos. Ele nadava sempre nas águas calmas do rio. Brincava com os peixes, conversava com as flores, corria junto com os animais e descansava na sombra das árvores.
Certo dia, a mãe de Maurinho pediu-lhe que fizesse um buraco e enterrasse o lixo de sua casa.
Ele ficou com preguiça. Brincar era mais importante.
Jogou todo o lixo no rio.
E continuou fazendo a mesma coisa , todos os dias.
O rio, que antes era bonito, de águas claras, começou a ficar escuro e feio, cheio de sujeira.
Não se via mais os peixes nadando.
As flores começaram a murchar, de tristeza.
Os animais não podiam mais beber água.
A árvore não podia mais fazer do rio seu espelho.
Até que um dia, um dos peixinhos colocou a cabeça para fora da água e falou:
- MAURINHO, NÃO FAÇA MAIS ISSO! VOCÊ ESTÁ SUJANDO TODO O RIO, QUE É UMA BELEZA DA NATUREZA!
ONDE VOCÊ VAI NADAR?
ONDE EU VOU MORAR?
QUE ÁGUA OS ANIMAIS VÃO BEBER?...
Maurinho pensou, pegou a enxada e enterrou o lixo. Com o tempo o riozinho voltou a ficar limpo, claro e belo.
Maurinho voltou a nadar.,
os peixinhos tiveram onde morar;
os animais onde beber e a
árvore onde se olhar...

O Belo Riozinho
Elisabete Chaddad Trigo


No ATE (ambiente tecnológico), as crianças usaram um editor de desenhos, onde representaram o ANTES e o DEPOIS. Não foi possível salvar estes desenhos, só consegui fazer o registro através de fotos.









Coletando em suas casas o óleo comestível utilizado nas frituras, as crianças terão seu papel de AGENTE AMBIENTAL. Queremos assim, fornecer meios para que a COLETA SELETIVA possa ser realizada, propondo uma conscientização da comunidade escolar em relação aos impactos ambientais decorrentes do descarte incorreto do óleo de cozinha; bem como outras atitudes de preservação do meio ambiente.

Os danos do óleo de cozinha
O óleo de cozinha usado é menos denso que a água, e não se dilui ao entrar em contato com a mesma. Ao ser colocado nas redes coletoras de esgoto, provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem. Nos arroios e nos rios, dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando danos aos animais, pois forma uma camada e não permite a entrada de luz. Cada litro de óleo contamina até 20 mil litros de água.





PASSOS PARA RECICLAR O ÓLEO USADO
  • Espere o óleo esfriar
  • Armazene em uma garrafa pet e guarde até que ela fique cheia. É bom usar um funil!
  • Não jogue no lixo. A partir de agora, nossa turma de 2° ano, fará essa coleta.
  • Depois da coleta, o óleo de cozinha pode ser transformado em biocombustível, e ser utilizado em indústrias e automóveis com a vantagem de poluir menos o meio ambiente. Pode também fazer sabão para lavar pratos e panelas (é fácil, MAS PRECISA DA AJUDA DE UM ADULTO) ou até cosméticos, depois de um tratamento.
A 1ª coleta!!!








COMO PODE O PEIXE VIVO
VIVER FORA DA ÁGUA FRIA
COMO PODE O PEIXE VIVO

VIVER FORA DA ÁGUA FRIA.



COMO PODEREI VIVER
COMO PODEREI VIVER
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA.


OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA
OS PASTORES DESTA ALDEIA
JÁ ME FAZEM ZOMBARIA


POR ME VEREM ASSIM CHORANDO
POR ME VEREM ASSIM CHORANDOSEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA
SEM A TUA, SEM A TUA
SEM A TUA COMPANHIA.


Atividade matemática




SUGESTÃO DE EXPERIÊNCIA - "Óleo e água"



Objetivo: Provar como óleo e água não se misturam.
Material: Um pouco de óleo de cozinha, água, um pote transparente com tampa, detergente.
Como é:
  • Coloque um pouco de água de óleo de cozinha no pote;
  • Feche com tampa e agite bem o pote;
  • O que acontecerá: Quando você abaixar o pote, o óleo e a água vão se separar em duas camadas.
  • Agora acrescente umas gotas de detergente e agite o pote novamente.
O que acontecerá: Produzirá uma mistura turva.
Porque acontece: O sabão do detergente divide o óleo em pequenas gotas, que flutuam na água, fazendo-a parecer turva. É assim que o detergente ajuda a remover a gordura de pratos e panelas.
Curiosidade: Para manterem suas penas impermeáveis, os pássaros espalham sobre elas um óleo produzido por uma glândula especial.

Complementando os estudos que vêm sendo desenvolvidos com relação ao Meio Ambiente e Animais, fizemos uma visita ao Pesque-pague Marquardt.


16/06/2011 - 2° ano 01


17/06/2011 - 2° ano 03




As crianças ficaram sabendo que não é nada fácil alimentar os aproximados 15.000 peixes da lagoa.















Dona Asta explicando as partes do peixe, e como é feito o corte da carne para venda.





Experiência concreta: ver, ouvir, tocar...




Experimentar




Esses até se prontificaram a ajudar a embalar os peixes...





No final teve até um tira-gosto: ISCA DE PEIXE!!! Delícia!



Com esta visita, nos divertimos e compreendemos um pouco mais sobre a diversidade de formas de vida existentes no planeta Terra.

0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo