"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

CONHECENDO O ÁBACO

Conhecidos desde a Antiguidade, pelos egípcios, chineses e etruscos, consistiam em estacas fixas verticalmente no solo ou numa base de madeira onde se podiam enfiar folhas, conchas, pedras, pedaços de osso ou de metal que representavam números cujo valor dependia da estaca onde eram colocados.

O ábaco é um recurso manipulativo que constitui um material muito útil para o aprendizado do cálculo.
O fato de que a posição das contas coincida com a da escrita numérica faz o ábaco ser um material de fácil compreensão, especialmente indicado para trabalhar o valor posicional dos algarismos.
A regra fundamental para se trabalhar com o ábaco é que "nunca se pode colocar 10 contas em uma mesma vareta".
Alguns exemplos de atividades com o ábaco:
  • Praticar, para compreender que 10 unidades sempre podem ser trocadas por uma dezena, e vice-versa. Quando se trabalha com o ábaco, essa propriedade é imprescindível, visto que não se trata de que a troca é possível, mas necessária.
  • Valor posicional dos algarismos nas quantidades até 100, para tanto, é suficiente que o ábaco tenha três varetas.
  • Ditado de números com um e dois algarismos.
  • Composição e decomposição de números com um e dois algarismos.
  • Valor e significado do zero.
  • Comparar e ordenar quantidades representadas no ábaco.
  • Adições e subtrações de números com dois algarismos escritos em forma horizontal, insisitindo em que as unidades vão com as unidades e as dezenas com as dezenas.



Todas as atividades com o ábaco são organizadas para levar o aluno a refletir sobre o valor posicional e as regras de representação de quantidades no SND.


0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo