Em 1900 o psicólogo francês Alfred Binet foi solicitado para que desenvolvesse uma medida de predição do sucesso escolar de crianças das primeiras séries. Desta forma, surgiu o primeiro teste de inteligência.
Tal teste tinha por finalidade geral diferenciar crianças retardadas e crianças normais nos mais diferentes graus. Após a I Guerra Mundial, onde o teste de Q.I. (Quociente Intelectual) foi utilizado para medir a inteligência dos soldados, tornou-se muito popular sua aplicação.
Entretanto uma proposta mais revolucionária surgiu recentemente através do psicólogo e professor norte americano Howard Gardner. Ele entende por inteligência "[...] a capacidade para resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários".
Segundo Gardner todo ser humano têm capacidade de desenvolver pelo menos 8 e ½ diferentes tipos de inteligências. A novidade dentro da sua teoria é considerar a inteligência como possuindo várias facetas. Tais facetas são talentos, capacidades e habilidades mentais chamadas de inteligências, na teoria das Inteligências Múltiplas, como o próprio nome explicita.
Inteligência lógico-matemática - capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade de raciocínio científico ou indutivo. Esta inteligência envolve a capacidade de reconhecer padrões, de trabalhar com símbolos abstratos (números e formas geométricas) assim como discernir relacionamentos ou então ver conexões entre peças separadas ou distintas.
Habilidades desse tipo de inteligência:
- reconhecimento de padrões abstratos;
- raciocínio indutivo e dedutivo;
- discernimento de relações e conexões;
- solução de cálculos complexos.
Inteligência linguística - é manifestada no uso da linguagem (escrita, falada ou através de outro meio), no significado das palavras; pela capacidade de seguir regras gramaticais e usar a linguagem para convencer, estimular, transmitir informações ou simplesmente agradar. A poesia, metáforas, raciocínio abstrato e o pensamento simbólico também são exemplos de linguística.
Habilidades encontradas nesse tipo de inteligência:
- entendimento da ordem e do significado das palavras;
- capacidade de convencer alguém sobre um fato;
- capacidade de explicar, de ensinar e de aprender;
- senso de humor;
- memória e lembrança;
- análise meta-lingüística.
Inteligência musical - esta inteligência baseia-se no reconhecimento de padrões tonais e numa sensibilidade para ritmos e batidas. Talvez seja a qual mais temos facilidade de aprendermos, pois as disciplinas ensinadas com músicas são mais facilmente compreendidas.
Habilidades características dessa inteligência:
- reconhecimento da estrutura musical;
- esquemas para ouvir música;
- sensibilidade para sons;
- criação de melodias e de ritmos;
- percepção das qualidades dos tons;
- habilidade para tocar instrumentos.
Inteligência corporal-cinestésica - está relacionada com o movimento físico e com conhecimento do corpo. É a habilidade de usar o corpo para expressar uma emoção ou praticar um esporte.
Habilidades da Inteligência corporal:
- funções corporais desenvolvidas;
- habilidades miméticas;
- conexão do corpo com a mente;
- alerta por meio do corpo (sentidos);
- controle dos movimentos pré-programados;
- controle dos movimentos voluntários.
Inteligência espacial - capacidade de formar modelos mentais (imagens) e operar com tais imagens. Esta inteligência lida com atividades como as artes visuais, a navegação, a criação de mapas e a arquitetura.
Habilidades encontradas:
- percepção acurada de diferentes ângulos;
- reconhecimento de relações de objetos no espaço;
- representação gráfica;
- manipulação de imagens;
- descoberta de caminhos no espaço;
- formação de imagens mentais;
- imaginação ativa.
Inteligência interpessoal - está baseada no relacionamento interpessoal e na comunicação, envolve a habilidade de trabalhar cooperativamente com outros num grupo e a habilidade de comunicação verbal e não-verbal.
Habilidades:
- criação e manutenção da sinergia;
- superação e entendimento da perspectiva do outro;
- trabalho cooperativo;
- percepção e distinção dos diferentes estados "emocionais" dos outros;
- comunicação verbal e não-verbal
Na criança: ajudam a mãe, a educadora e “convocam” os demais para ajudar, organizam brincadeiras e são chamados quando há problemas para auxiliarem a acalmar outros.
Inteligência intrapessoal - relacionada aos estados interiores do ser, à auto-reflexão, à metacognição (reflexão sobre o refletir) e à sensibilidade perante as realidades espirituais.
Habilidades:
- concentração total da mente;
- preocupação;
- meta-cognição;
- percepção e expressão de diferentes sentimentos íntimos;
- senso de auto-conhecimento;
- capacidade de abstração e de raciocínio.
Habilidades:
- capacidade de discernir, identificar e classificar plantas e animais;
- capacidade de distinguir diferentes espécies de plantas e suas características;
- capacidade de demonstrar a utilidade botânica e curativa das plantas;
- poder de observação
" Independentemente das teorias, o que importa é que os pais e educadores sejam capazes de identificar os talentos de cada criança, respeitar suas limitações e estimular o seu melhor. Este é o segredo para formarmos adultos felizes, confiantes e criativos."
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