"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida, a partir da década de 1890, por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Harvard liderada pelo psicólogo Howard Gardner.




Em 1900 o psicólogo francês Alfred Binet foi solicitado para que desenvolvesse uma medida de predição do sucesso escolar de crianças das primeiras séries. Desta forma, surgiu o primeiro teste de inteligência.

Tal teste tinha por finalidade geral diferenciar crianças retardadas e crianças normais nos mais diferentes graus. Após a I Guerra Mundial, onde o teste de Q.I. (Quociente Intelectual) foi utilizado para medir a inteligência dos soldados, tornou-se muito popular sua aplicação.

Entretanto uma proposta mais revolucionária surgiu recentemente através do psicólogo e professor norte americano Howard Gardner. Ele entende por inteligência "[...] a capacidade para resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários".

Segundo Gardner todo ser humano têm capacidade de desenvolver pelo menos 8 e ½ diferentes tipos de inteligências. A novidade dentro da sua teoria é considerar a inteligência como possuindo várias facetas. Tais facetas são talentos, capacidades e habilidades mentais chamadas de inteligências, na teoria das Inteligências Múltiplas, como o próprio nome explicita.



Inteligência lógico-matemática - capacidade lógica e matemática, assim como a capacidade de raciocínio científico ou indutivo. Esta inteligência envolve a capacidade de reconhecer padrões, de trabalhar com símbolos abstratos (números e formas geométricas) assim como discernir relacionamentos ou então ver conexões entre peças separadas ou distintas.

Habilidades desse tipo de inteligência:

  • reconhecimento de padrões abstratos;
  • raciocínio indutivo e dedutivo;
  • discernimento de relações e conexões;
  • solução de cálculos complexos.
Na criança: Lembra-se de tudo – onde está, quem fez, em que local guardou. Adora montar puzzles e legos complexos. Tem sempre tudo arrumado.



Inteligência linguística - é manifestada no uso da linguagem (escrita, falada ou através de outro meio), no significado das palavras; pela capacidade de seguir regras gramaticais e usar a linguagem para convencer, estimular, transmitir informações ou simplesmente agradar. A poesia, metáforas, raciocínio abstrato e o pensamento simbólico também são exemplos de linguística.

Habilidades encontradas nesse tipo de inteligência:

  • entendimento da ordem e do significado das palavras;
  • capacidade de convencer alguém sobre um fato;
  • capacidade de explicar, de ensinar e de aprender;
  • senso de humor;
  • memória e lembrança;
  • análise meta-lingüística.
Na criança: Fala muito, mas presta muita atenção ao que dizem. Cria músicas, palavras, inventa história. Adora desenhar e contar o que desenhou.


Inteligência musical - esta inteligência baseia-se no reconhecimento de padrões tonais e numa sensibilidade para ritmos e batidas. Talvez seja a qual mais temos facilidade de aprendermos, pois as disciplinas ensinadas com músicas são mais facilmente compreendidas.

Habilidades características dessa inteligência:

  • reconhecimento da estrutura musical;
  • esquemas para ouvir música;
  • sensibilidade para sons;
  • criação de melodias e de ritmos;
  • percepção das qualidades dos tons;
  • habilidade para tocar instrumentos.
Na criança: Canta antes de aprender a falar bem. Conhece a letra de todas as músicas. Cantarola sozinha. Adora “tocar” tudo que encontra pela frente: panelas, caixas, talheres…



Inteligência corporal-cinestésica - está relacionada com o movimento físico e com conhecimento do corpo. É a habilidade de usar o corpo para expressar uma emoção ou praticar um esporte.

Habilidades da Inteligência corporal:

  • funções corporais desenvolvidas;
  • habilidades miméticas;
  • conexão do corpo com a mente;
  • alerta por meio do corpo (sentidos);
  • controle dos movimentos pré-programados;
  • controle dos movimentos voluntários.
Na criança: É um verdadeiro poço de energia: sobe, pula, rola e raramente se magoa. Adora dançar!



Inteligência espacial - capacidade de formar modelos mentais (imagens) e operar com tais imagens. Esta inteligência lida com atividades como as artes visuais, a navegação, a criação de mapas e a arquitetura.

Habilidades encontradas:

  • percepção acurada de diferentes ângulos;
  • reconhecimento de relações de objetos no espaço;
  • representação gráfica;
  • manipulação de imagens;
  • descoberta de caminhos no espaço;
  • formação de imagens mentais;
  • imaginação ativa.
Na criança: faz desenhos elaborados que causam admiração. Cria objetos complexos com legos e similares.



Inteligência interpessoal - está baseada no relacionamento interpessoal e na comunicação, envolve a habilidade de trabalhar cooperativamente com outros num grupo e a habilidade de comunicação verbal e não-verbal.

Habilidades:

  • criação e manutenção da sinergia;
  • superação e entendimento da perspectiva do outro;
  • trabalho cooperativo;
  • percepção e distinção dos diferentes estados "emocionais" dos outros;
  • comunicação verbal e não-verbal

Na criança: ajudam a mãe, a educadora e “convocam” os demais para ajudar, organizam brincadeiras e são chamados quando há problemas para auxiliarem a acalmar outros.



Inteligência intrapessoal - relacionada aos estados interiores do ser, à auto-reflexão, à metacognição (reflexão sobre o refletir) e à sensibilidade perante as realidades espirituais.

Habilidades:

  • concentração total da mente;
  • preocupação;
  • meta-cognição;
  • percepção e expressão de diferentes sentimentos íntimos;
  • senso de auto-conhecimento;
  • capacidade de abstração e de raciocínio.
Na criança: são as crianças quietas, observadoras, mas cuja presença numa sala não passa despercebido. Olhar intenso e profundo. Segundo Garner, todos nascem com os tipos de inteligência em potencial. A partir das relações com o ambiente e os aspectos sócio-afectivos-culturais, algumas são mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras.



Inteligência naturalista - Gardner a descreveu como "a habilidade para reconhecer a flora e a fauna, para fazer distinções no mundo natural e ter sensibilidade em relação a ele". Constitui a capacidade de identificação da linguagem natural e a capacidade de êxtase diante da paisagem humanizada ou não. Naturalistas, botânicos, geógrafos e paisagistas têm esse tipo de inteligência.

Habilidades:

  • capacidade de discernir, identificar e classificar plantas e animais;
  • capacidade de distinguir diferentes espécies de plantas e suas características;
  • capacidade de demonstrar a utilidade botânica e curativa das plantas;
  • poder de observação
Na criança: Gosta de pesquisar os animais e plantas; consegue organizar coleções de objetos; aprecia estar ao ar livre.




" Independentemente das teorias, o que importa é que os pais e educadores sejam capazes de identificar os talentos de cada criança, respeitar suas limitações e estimular o seu melhor. Este é o segredo para formarmos adultos felizes, confiantes e criativos."

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