"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

O ESQUELETO

Trabalhando com o tema “Corpo Humano” , através de observações,discutimos semelhanças e diferenças entre nossos corpo. Em seguida, experimentaram com todas as partes do corpo os movimentos que podemos fazer. Aproveitamos e abordamos a questão da higiene, cuidados que devemos ter com o nosso corpo. Demos ênfase também à exploração dos cinco sentidos: visão, tato, audição, olfato e paladar. São eles que transmitem ao cérebro uma série de sensações importantes que ajudam o nosso corpo a perceber tudo que nos rodeia.


Desenvolvemos várias experiências usando todos os sentidos. Com a visão, enxergamos as cores, as distâncias, os tamanhos dos objetos, os lugares e as pessoas. Com o olfato percebermos e cheiramos o perfume das flores, da terra, chuva, e do bolo assando no forno. Com o tato reconhecemos pelo toque das mãos ou de qualquer outra parte do corpo se é algo é áspero, macio, liso, mole ou duro.







Ao ouvirmos músicas, os cantos dos passarinhos ou qualquer outro tipo de som coloca em prática a nossa audição. Através do paladar sentimos o gosto ao ingerirmos um alimento, seja ele doce, salgado, amargo ou azedo.

IGUAL MARIA-MOLE
Imagine um boneco de pano que não consegue ficar em pé sozinho. Pois é assim que nós seríamos se não fosse o esqueleto!
Ele representa o conjunto de ossos do nosso corpo e dos animais vertebrados que, para ser eficiente precisa ter muitos ossos e de vários formatos.
Para você ter uma idéia, um adulto tem aproximadamente 206 ossos para sustentar o corpo e para cada movimento que realizamos um grupo de ossos entra em ação. A criança tem um número maior porque, como está em crescimento, existem alguns ossos que ainda não se uniram.
Trouxemos para nossa sala um esqueleto. Brincamos, cantamos e aprendemos muito com ele. Depois, utilizando cotonetes, fizemos esqueletos. Ficou muito legal!!







SUGESTÃO




0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo