A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas  crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam  o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade  de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar  essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender  e transformar a realidade.
Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, encontra-se o de  ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma  boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas  questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e  explicar os fatos e conceitos da Matemática. 
Procuro sempre oportunizar a utilização de jogos como recurso pedagógico, proporcionando assim, situações ricas e dasafiadoras. Para trabalhar o conteúdo NÚMERO DESCONHECIDO, lembrei desse jogo, extremamente fácil, que jogava quando criança.


 
MODO DE JOGAR
* Duas crianças são escolhidas.
* Cada uma recebe uma carta ( de baralho) e a coloca, sem ver a mesma,  em sua testa, virada para o colega em frente
* A professora diz a soma dessas duas cartas. Então, vizualizando a carta que o colega tem, a  criança precisa descobrir qual é a sua carta. Aqui podemos usar tanto a adição(reta numérica), como a  subtração.
 
0 comentários:
Postar um comentário