"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

Jogo "TESTA"


A Matemática faz-se presente em diversas atividades realizadas pelas crianças e oferece aos homens em geral várias situações que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e a capacidade de resolver problemas. O ensino dessa disciplina pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

Dentre os muitos objetivos do ensino de Matemática, encontra-se o de ensinar a resolver problemas, e as situações de jogos representam uma boa situação-problema, na medida em que o professor sabe propor boas questões aos alunos, potencializando suas capacidades para compreender e explicar os fatos e conceitos da Matemática.

Procuro sempre oportunizar a utilização de jogos como recurso pedagógico, proporcionando assim, situações ricas e dasafiadoras. Para trabalhar o conteúdo NÚMERO DESCONHECIDO, lembrei desse jogo, extremamente fácil, que jogava quando criança.

MODO DE JOGAR

* Duas crianças são escolhidas.
* Cada uma recebe uma carta ( de baralho) e a coloca, sem ver a mesma, em sua testa, virada para o colega em frente
* A professora diz a soma dessas duas cartas. Então, vizualizando a carta que o colega tem, a criança precisa descobrir qual é a sua carta. Aqui podemos usar tanto a adição(reta numérica), como a subtração.



0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo