"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

AVANÇO DAS HIPÓTESES DE ESCRITA DOS ALUNOS


No início do ano letivo, já na primeira semana de aula, faço uma SONDAGEM de escrita. Nessa atividade não obervo palavras monossílabas, dissílabas... uso gravuras aleatórias, apenas para verificar o a hipótese de escrita das crianças.

A partir de então, mensalmente, procuro realizar uma nova sondagem, uso a mesma gravura, e cubro a escrita anterior. Consigo perceber claramente como a criança evolui; e ao final do ano, mostro à cada uma e à turma toda os seus registros.

É prazeroso e gratificante, ver a alegria das crianças ao, elas próprias, comparerem e perceberem sua evolução. A maioria delas acha engraçado o "seu jeitinho" de escrever no começo de ano e sentem-se felizes com o resultado alcançado.

Na escrita abaixo, não havia mais espaço no final da folha, então usei a primeira coluna para que fizesse seu último registro.

1 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo