












As crianças verdadeiramente crianças, ficam felizes por pouca coisa. E isso acontece, porque elas possuem o poder mágico de transformar aquilo que é nada, em algo que é muito.
(Loris Malaguzzi)
E. M. E. F. PROFª GERTRUDES STEILEIN MILBRATZ
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”
"Sem livros, a história é silenciosa, a literatura é muda, a ciência é paralítica e o pensamento se fossiliza."
www.lasalle.edu.br/medianeira/
Instituto Nossa Senhora da Anunciação - Cerro Largo
"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com a sua reputação. Porque a sua consciência é o que você é, e a sua reputação, é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles !"
As professoras apaixonadas descobriram que há homens no magistério igualmente apaixonados pela arte de ensinar, que é a arte de dar contexto a todos os textos. Não há pretextos que justifiquem, para os professores apaixonados, um grau a menos de paixão, e não vai nisso nem um pouco de romantismo barato. Apaixonar-se sai caro!
Os professores apaixonados, com ou sem carro, buzinam o silêncio comodista, dão carona apara os alunos que moram mais longe do conhecimento, saem cantando o pneu da alegria. Se estão apaixonados, e estão, fazem da sala de aula um espaço de cânticos, de ênfases, de sínteses que demonstram, pela via do contraste, o absurdo que é viver sem paixão, ensinar sem paixão(...).
Os professores apaixonados, querem tudo. Querem multiplicar o tempo, somar esforços, dividir os problemas para solucioná-los. Interpretar a música dos sentidos. Querem analisar a química da realidade. Querem traçar o mapa de inusitados tesouros.
Os olhos dos professores apaixonados brilham quando, no meio de uma explicação, percebem o sorriso do aluno que entendeu algo que ele mesmo, professor, não esperava explicar.
“A paixão é inexplicável, bem sei. Mas é também indisfarçável.”
Se você está numa pior, não acredite em azar. Acredite em causa e efeito. A colheita vem de acordo com a semeadura. Mude as "sementes" de sua vida. Coragem. Vá!
( Rubem Alves)
COMEÇAR DE NOVO...
(Soraia Chung)
Ensinarás a voar...
(Madre Teresa de Calcutá)
Mas não voarão o teu vôo.
Ensinarás a sonhar...
Mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver...
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar...
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar...
Mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam,
cantem e pensem...
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido.
“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”
Paulo Freire
Fernando Pessoa
Crianças são como borboletas ao vento...
algumas voam rápido e outras,
voam pausadamente...
mas todas voam de seu melhor jeito.
Cada uma é diferente.
Cada uma é linda
e cada uma é especial.
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, termos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
2 comentários:
Verinha, gostei muito do trabalho em cima da obra de Romero Britto. Sou admiradora incondicinal de suas obras; tanto pelo colorido e a alegria que transmitem como pela capacidade de fazer do cotidiano algo tão belo num mundo,às vezes, tão violento. As crianças capricharam! Imagino você no meio da criançada se desdobrando para atender aos mais inusitados questionamentos. Gostei também do varal da história Era uma vez um gato xadrez. Vou fazer um com colagem de tecido. Está muito legal todo o conjunto do teu bolg. Parabéns! Que bom que temos professoras assm, constantemente apaxonadas pelo que fazem. Vou continuar inventando minhas atividades. Depois cmpartilho com você. Tenho saudades dos bons tempos em que fazíamos a diferença no então, Curso de Magistério, hoje, Curso Normal.Além das mais experientes, já contamos hoje com colegas trabalhando conosco no curso, que foram nossas alunas. E os resultados nos mostram a cada dia, que tudo valeu a pena.
Um abraço carinhoso. Você sempre foi e será especial para mim.
Beijos
Alice
Verinha, estive visitando seu blog, e me apaixonei, sou professora na educação infantil e trabalho na biblioteca também, adorei a ideia do varal de histórias.
É muito bom podermos usufruir de idéias tão maravilhosas que nossos colegas professores disponibilizam em seus blogs. É isso aí "EDUCAÇÃO TAMBÉM SE FAZ COM IDÉIAS COMPARTILHADAS E NÃO GUARDADAS".
Obrigada.
Mari.
Postar um comentário