"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

ISSO É VIVO OU NÃO?

Tudo que tem vida é chamado de SER VIVO.
Os animais e as plantas são exemplos de SERES VIVOS.
Já objetos como a borracha, o lápis são denominados elementos NÃO-VIVOS, pois não tem vida.

OBJETIVOS:

  • Compreender que os seres vivos apresentam um ciclo vital.
  • Perceber que os seres vivos dependem de elementos não vivos, como o ar, a água e o solo.
  • Iniciar o tema com uma roda de conversa, onde os alunos expressam livremente o que conhecem que tem vida e que faz parte de seu cotidiano. Questionar: como podemos diferenciar um ser vivo de um elemento não-vivo?
  • Propor aos alunos que observem e registrem no caderno exemplos diferentes de objetos presentes ao seu redor - na sala de aula, na escola, no caminho de casa até a escola.
  • Nessa exploração, fazê-los perceber que toda essa variedade de coisas registradas por eles inclui dois conjuntos: os SERES VIVOS e os ELEMENTOS NÃO-VIVOS. Enquanto estes últimos estão espalhados por todo Universo, os seres vivos são, até onde sabemos, uma exclusividade do planeta Terra.
  • Pedir aos alunos que citem atividades que fazem todos os dias, como comer, dormir ou beber água. Perguntar se outros seres vivos fazem as mesmas atividades. Deixar ficar claro que os seres vivos exibem um CICLO VITAL. As plantas e os animais são seres vivos.

ATIVIDADE EXPERIMENTAL
  • A partir da história JOÃOZINHO E O FEIJÃO MÁGICO,cada aluno recebeu um copinho, identificado com seu nome, foi feito o plantio dos grãos em algodão e umedecemos com água. Faremos o acompanhamento diário do crescimento dos grãozinhos de feijão, até que a planta atinja um certo nívelo de desenvolvimento; registrando através de desenhos e escritas o que está acontecendo, as mudanças que estão percebendo.
  • Após, cada criança recebeu uma pedrinha brita para ser deixada ao lado da semente em germinação. Enquanto observam o que acontece com a semente em germinação, também observarão o que acontece com a pedra. Ao final, farão anotações do que constataram.


Música:

JOÃOZINHO ERA UM POBRE MENINO
QUE FOI À CIDADE
VENDER SUA VAQUINHA.

MAS, NO CAMINHO, JOÃOZINHO
ENCONTROU UM CERTO HOMEM
QUE LHE OFERECEU,
EM TROCA DE SUA VAQUINHA
UM FEIJÃOZINHO
QUE ELE PLANTOU...

NO DIA SEGUINTE, UMA ÁRVORE
EM SUA JANELA JOÃOZINHO
ENCONTROU.

E FOI SUBINDO, FOI SUBINDO
E UM CASTELO ELE ENCONTROU.
ONDE HAVIA UM GIGANTE
MUITO FORTE,
QUE TINHA UMA GALINHA
QUE LHE DAVA MUITA SORTE!

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- Citar as características de uma vaca e desenhar.
- Relacionar as características comuns entre uma pessoa e uma vaca.
Compreender que:
* ambos são SERES VIVOS;
* se REPRODUZEM;
* se DESENVOLVEM;
* se LOCOMOVEM;
* se ALIMENTAM;
* se RELACIONAM com seus semelhantes;
* MORREM.


Confecção da vaquinha








- Classificar os alimentos, quanto a sua origem - reino animal e vegetal.
- Lançar a questão: "QUAL FOI NOSSA PRIMEIRA ALIMENTAÇÃO?"
- Noções práticas de CONTÉM e ESTÁ CONTIDO. O pão contém leite. O leite está contido no pão.
- Formar conjuntos de alimentos - Separar em dois grupos:
GRUPO A - Alimentos que CONTÉM LEITE
GRUPO B - Alimentos que NÃO CONTÉM LEITE.

Incentivar as crianças a pesquisar as DIVERSAS FORMAS DE MEDIDAS; para que percebam que as medidas variam de acordo com o que vai ser vendido.
- Estabelecer relações de compra (onde) e venda (como):
Sistema monetário; medida de LITRO.
- Como compramos leite? Introduzir noções de litro e meio litro, através de problemas simples orais e escritos.
- LISTA: O que mais compramos em LITRO?
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História: CHICO COCHICHO

- Retomar a visita feita à casa da colega Emily. Onde fomos?
- Explorar os espaços: AMPLO - potreiro (muitas vacas, outros animais); RESTRITO - estrebaria.
- Comparar a vida da cidade com a vida do interior.
- Traçar um paralelo entre a cidade e o interior: ZONA RURAL e URBANA.
Este livro apresenta para as crianças a casa de Chico Cochicho, que tem cara de lua cheia e covinha na bochecha. Assim fica fácil aprender a usar o "ch".

Jogo:
  1. Dividir a turma em dois grupos, sendo que um dos grupos deverá falar somente nomes de seres vivos, enquanto o outro deverá falar nomes de elementos não-vivos.
  2. Para tornar o jogo mais divertido, ambos os grupos só poderão falar palavras que iniciem com a mesma letra.
  3. Anotar no quadro, ou solicitar que as crianças escrevam as palavras que forem ditas pelos alunos.
  4. Ganhará a competição o grupo que conhecer o maior número de palavras.
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"BICHONÁRIO"



Estudando os animais MAMÍFEROS, fizemos um porta-lápis, com a Mamãe Canguru e seus filhotinhos. Ficou uma fofura.



Após assistirmos o dvd da TV ESCOLA "De onde vem?", que mostra de uma maneira clara e divertida a origem alguns produtos que utilizamos, aproveitei para explorar o PONTO DE INTERROGAÇÃO. As crianças entenderam muito bem quando usar e como ler uma frase interrogativa.


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