"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

ALFABETIZAÇÃO SOCIOCONSTRUTIVISTA

Ler cuidadosamente antes de usar.
Uso pediátrico e adulto.
Composição:
Planejamento.................................................100 mg
Dedicação.......................................................100 mg
Intervenção-mediação..................................100 mg
Credibilidade..................................................100 mg
Mobilização....................................................100 mg
Diversidade de textos.....................................100 mg
Amor..............................................................199 mg
Informação ao professor
O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que pensar. Oprofessor deve ser mediador e saber comoa criança aprende. É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis durante a alfabetização, aconselha-se a estudar mais e planejar melhor,selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.
Indicações
É indicada em todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião, ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso do medicamento.
Contra-indicações
Não tem.
Precauções
O trabalho deve ser centrado nos textos. É fundamental trabalhar com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da intervenção que o professor vai fazer.
Reações Adversas
Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.
Posologia
Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagem que a criança se encontra, num total de pelo menos 4 horas diárias. Advertimos que quando as atividades não são administradas em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadas corretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa.
Uso sob prescrição pedagógica.
Responsável técnica: Professora Ligia F. Jacomini Machado
Mandaguari - Paraná - Brasil
Retirado da COLETÂNEA DE TEXTOS do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA

2 comentários:

Olá por acaso teria algum material didático que possamos trabalhar no método sócio construtivista ... algum livro que não fugisse deste conceito, grata

Verinha seu blog e maravilhoso, me deu um norte, sempre trabalhei a alfabetização de forma tradicional, hj trabalho na rede publica de Santos e o método adotado é o sócio-construtivismo, tinha muitas duvidas e seu blog me ajudou demais obrigada amiga sucesso.

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo