"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

ALFABETIZAÇÃO SOCIOCONSTRUTIVISTA

Ler cuidadosamente antes de usar.
Uso pediátrico e adulto.
Composição:
Planejamento.................................................100 mg
Dedicação.......................................................100 mg
Intervenção-mediação..................................100 mg
Credibilidade..................................................100 mg
Mobilização....................................................100 mg
Diversidade de textos.....................................100 mg
Amor..............................................................199 mg
Informação ao professor
O processo de alfabetização precisa ser reconstruído. Para isso, devemos estudar muito e contar com teorias que embasem, que orientem o nosso trabalho. Aprendemos construindo e, para construir, temos que pensar. Oprofessor deve ser mediador e saber comoa criança aprende. É importante o trabalho em grupo. Caso surjam dúvidas desagradáveis durante a alfabetização, aconselha-se a estudar mais e planejar melhor,selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.
Indicações
É indicada em todas as crianças, sem distinção de idade, cor, raça, religião, ou classe social, e a jovens e adultos que ainda não tenham feito uso do medicamento.
Contra-indicações
Não tem.
Precauções
O trabalho deve ser centrado nos textos. É fundamental trabalhar com textos diversificados. Mas esse trabalho, para ser eficaz, depende da intervenção que o professor vai fazer.
Reações Adversas
Professores que não acreditam na capacidade da criança de aprender e não acreditam que ela aprende construindo seu conhecimento devem ser advertidos da possibilidade de a criança não se alfabetizar com sua ajuda.
Posologia
Textos diversificados, atividades de acordo com o nível de aprendizagem que a criança se encontra, num total de pelo menos 4 horas diárias. Advertimos que quando as atividades não são administradas em conformidade com as doses preconizadas e não são mediadas corretamente pelo professor, não se promove alfabetização significativa.
Uso sob prescrição pedagógica.
Responsável técnica: Professora Ligia F. Jacomini Machado
Mandaguari - Paraná - Brasil
Retirado da COLETÂNEA DE TEXTOS do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA

1 comentários:

Olá por acaso teria algum material didático que possamos trabalhar no método sócio construtivista ... algum livro que não fugisse deste conceito, grata

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo