Qual é o número mais próximo de...
- Colocar em jogo o conhecimento do sistema de numeração para comparar números e "medir a distância entre eles".
Conteúdos
- Distância entre números.
- Sentido numérico.
- Razoabilidade dos números e resultados.
Desenvolvimento
1ª etapaPrimeiramente, divida a classe em grupos de três estudantes. Distribua três cartões para cada trio de alunos, mas não deixe que eles vejam os algarismos que estão escritos no papel. Escolha um número e o anote no quadro-negro e depois peça que os alunos virem os cartões e montem o número mais próximo.
2ª etapaJogue duas ou três partidas, variando os números do quadro para que as crianças pensem em diferentes possibilidades de organizar os algarismos. Em alguns casos, é possível decidir qual é o número mais próximo por comparação global. Porém as situações mais interessantes serão as que pedem o cálculo da distância entre os números. A cada rodada, a turma precisa identificar: qual grupo chegou mais perto? Como cada um pensou? Todos formaram os números mais próximos possíveis?
3ª etapa
Em certos momentos, as crianças usarão a sobrecontagem para medir as distâncias entre os números. Em outros, a subtração pode ser mais indicada. Peça que os grupos expliquem como chegaram à resposta e anote os procedimentos no quadro. Os alunos devem decidir qual é o mais eficaz.
Avaliação
Após várias rodadas, proponha uma situação na qual você possa avaliar se todos os alunos estão utilizando os procedimentos discutidos, se são eficazes, se há alunos que ainda estão utilizando a sobrecontagem. Depois dessa avaliação, proponha outras solicitando que todos utilizem o mesmo procedimento, por exemplo, a subtração.
Na sugestão abaixo, para alunos do 2° ano, será necessário adaptar a numeração.
Complete o texto com números
Objetivo• Resolver problemas que envolvam a utilização dos números em diferentes contextos.
Conteúdo
• Relação entre os números usando estimativa em contexto significativo.
Material necessárioO seguinte texto: Na ___ semana de abril, numa ___ feira, cerca de ___ pessoas participaram da reunião da Associação de Pais e Mestres da escola. No encontro, ___ assuntos foram discutidos. Os presentes comeram ___ salgadinhos no total e consumiram ___ garrafas de refrigerante de ___ litros cada. O ponto principal da reunião foi a organização da Festa Junina. Foi decidido que o evento seria realizado no dia ___ de junho, ou seja, cerca de ___ dias depois do início das aulas e ___ dias antes do início das férias de julho. Estima-se que ___ pessoas comparecerão à festa, bem mais do que os ___ do ano passado. Para elas, haverá ___ barracas de jogos e ___ barracas de comes e bebes. O ponto alto vai ser a quadrilha, com ___ alunos participantes.
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua o texto e peça que os alunos preencham as lacunas em duplas. O importante não é o número escolhido, mas como eles justificarão a opção e a relação que farão com os outros faltantes.
2ª etapaAs opções de cada dupla podem ser diferentes. O importante é fazê-las sustentar as escolhas frente ao grupo. Para isso, faça perguntas relacionando os números que aparecerem e peça que justifiquem suas decisões. Para os que estão iniciando no cálculo mental, forneça uma lista de possibilidades, como: 150 / 4ª / 30 / 4 / 300 / 41 / 3 / 120 / 5ª / 5 / 25 / 80 / 8 / 7 / 1,5
Avaliação
Prepare outro texto usando o modelo. Verifique se os alunos colocaram nas lacunas os números de acordo com o contexto pedido.
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Construção do repertório de cálculos memorizados
ObjetivoConstruir e/ou ampliar o repertório de cálculos memorizados.
ConteúdosAdição e subtração.
Anos
2º e 3º.
Tempo estimadoPodem realizadas durante todo o ano, assegurando-se a variação do grau de dificuldade, a fim de propiciar que o repertório seja ampliado permanentemente.
Atividade 1: JOGO DE BATALHA Materiais necessários: cartas de baralho convencional ou confeccionadas em cartolina.
Encaminhamentos: organize os alunos em duplas e entregue a cada dupla um baralho convencional (ou cartas confeccionadas em cartolina). As faces devem ficar voltadas para baixo, separadas em dois montes. Um aluno por vez retira a primeira carta de cada monte, faz a soma e argumenta acerca do resultado com o amigo. Se acertar a soma fica com as cartas. Ganha o jogo quem terminar com mais cartas.
Atividade 2: TABULEIRO CHEIOMateriais necessários: dois dados por dupla (podem ser dados convencionais com a numeração de 1 a 6, ou adaptados com numeração maior) e um tabuleiro por aluno.
Encaminhamentos: organize os alunos em duplas. Um aluno por vez joga os dados, faz a soma, conversa com o amigo sobre o resultado, a fim de verificar se está correto. Depois, preenche, em seu tabuleiro, a quantidade de “casas” igual ao resultado da soma. Vence quem completar o tabuleiro primeiro.
Exemplo:
Materiais necessários: fichas com somas (várias, para que possam ser distribuídas por duplas de alunos).
Atividade 4: ROLETAS DA ADIÇÃO
Materiais necessários: duas roletas (confeccionadas em cartolina) contendo os números de 0 até 10. Essas roletas deverão ser fixadas na parte baixa da lousa (onde se coloca o giz), apenas por um percevejo, para que seja possível “girá-las”. Duas setas colocadas na lousa (podem ser desenhadas também).
Atividade 5: ROLETA DA SUBTRAÇÃO Materiais necessários: uma roleta (confeccionada em cartolina) contendo os números de 0 até 10. Fixar a roleta de maneira que seja possível “girá-la”. Escreva na lousa o número 10 e o sinal de menos para que os alunos efetuem os cálculos.
O aluno deverá fazer a subtração e explicitar qual foi sua estratégia para a resolução.
Atividade 6: ROLETAS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃOMateriais necessários: duas roletas (confeccionadas em cartolina). Uma delas contendo apenas múltiplos de 10 (as dezenas inteiras) e outra contendo os números de 0 até 10. Fixar as roletas de maneira que seja possível “girá-las”.
Atividade 7: DITADO DO MAIS 1 OU MENOS 1 Materiais necessários: folha para registro ou caderno.
Regra: ouvir o número ditado pela professora, sempre acrescentar 1 ao número ditado e registrar o resultado do cálculo (ou sempre subtrair 1)
Encaminhamentos: defina se o ditado será de adição ou subtração e dite um número de cada vez. Espere que os alunos registrem os cálculos e, em seguida, converse com o grupo se é fácil ou difícil resolver esses cálculos e o porquê.
Para auxiliar os alunos a tomarem consciência da ampliação do repertório que estão construindo, elabore um cartaz que revele os cálculos que já sabem. É interessante nomear os cálculos como “fáceis e difíceis” e pedir que justifiquem o porquê de tal categorização. Com o decorrer das aulas e a esperada ampliação de repertório, é possível “mudar de lugar” os cálculos, passando-os de ‘difíceis’ para ‘fáceis’.
Discussão e reflexão nas aulas
É indispensável que haja um trabalho de reflexão coletiva, considerando esses cálculos como objeto de estudo. O objetivo é permitir que os alunos validem seus próprios recursos e incorporem estratégias de outros alunos. Dessa maneira, esse repertório de cálculos memorizados se constituirá como apoio para a resolução de cálculos mais complexos. Ele permitirá, também, que sejam feitas análises entre as relações e propriedades tanto do sistema de numeração quanto das operações envolvidas em cada tipo de cálculo (ainda que essas não sejam formuladas como tais nas séries iniciais).
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Contando de 10 em 10
Objetivos- Realizar cálculos mentais, somando de 10 em 10
Conteúdos específicos- Resolução de problemas que exijam a utilização de escalas ascendentes de 10 em 10;
- Análise e formulação de "regras" sobre o valor posicional.
Ano
2º ano
Tempo estimado
1 aula
Material necessário
- Cópias dos problemas
- Miniaturas de "dinheirinhos"
Desenvolvimento das atividades
1ª etapa: Resolução dos problemas em duplas
Problema 1: Conte quantos reais cada criança conseguiu juntar e anote ao lado de cada uma.
Vitor - três notas de 10 reais: _________________
Adriele - sete notas de 10 reais: _______________
Gabriele - cinco notas de 10 reais: _____________
Yuri - duas notas de 10 reais: _________________
Leticia - oito notas de 10 reais: ________________
Evely - quatro notas de 10 reais: _______________
Vinicius - seis notas de 10 reais: _______________
Rafael - nove notas de 10 reais: ________________
Problema 2: Uma loja de esporte aumentou em 10 reais todos os preços. Observe a lista dos preços antigos e coloque ao lado os preços novos.
Produto | Preço antigo | Preço novo |
Bola de futebol | 62 | |
Chuteira de salão | 35 | |
Camisa oficial | 84 | |
Meião | 15 | |
Óculos de natação | 23 | |
Calção de futebol | 42 | |
Caneleira | 21 | |
Chuteira de campo | 73 | |
Bola de basquete | 53 | |
Luva de goleiro | 27 |
Proponha a discussão coletiva após a resolução do segundo problema. Analise com os alunos como os números se transformam quando se acrescenta 10, comparando as duas colunas no problema 2.
AvaliaçãoObserve se os alunos se apropriaram da soma de base 10 ou se ainda fazem a contagem de um em um.
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