"Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo, faminto de SABER encontre o SABOR da descoberta, o prazer de aprender..."

( Rubem Alves)

RUBEM ALVES

Adoroooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!
Congresso Intern. em Curitiba - 2008



" Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses"

" Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."


" Um livro é um brinquedo feito com letras.
Ler é brincar."

"Se dependesse de mim, nas escolas onde se formam os professores haveria cursos de "Como amar uma criança". E a pergunta decisiva a todos que pretendessem ser professores seria: " Você ama as crianças?" Essa é a primeira condição. Quem não ama uma criança não tem o direito de ser professor - ainda que tenha todas as teorias na cabeça. "
"É só do prazer que surge a disciplina e a vontade de aprender. É justamente quando o prazer está ausente que a ameaça se torna necessária". Um recadinho para nós professores."
" Não existe nada mais fatal para o pensamento do que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre tera firme. Mas, somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido."
" Ensinar é uma tarefa mágica capaz de mudar a vida das pessoas, bem diferente de apenas dar aulas..."
"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores.
Educadores não podem ser produzidos.

Educadores nascem.
"

LEITURA OBRIGATÓRIA!!

0 comentários:

Postar um comentário

COMEÇAR DE NOVO...

contador

Voltar para o topo