A música:
- atrai e envolve as crianças
- serve de motivação
- eleva a auto-estima
- estimula diferentes áreas do cérebro
- aumenta a sensibilidade, a criatividade , a capacidade de concentração e fixação de dados.
- Apresenta-se a música.
- Cantar
- Cartaz com a letra da música
- Marcar palavras
- Reflexão crítica da mensagem
- Produção de desenho
- Estudo ortográfico do texto
NE - ne - mané
PI - pi - manepi
PO - po - manepipó
CA - ca - mane - pipoca
agora de trás para frente:
CA - ca
PO - po - capo
PI - pi - capopi
NE - ne - capopine
MA - ma - capopinema
Brincadeira
No momento em que tocar uma música baixinho, os peixinhos saem para passear.
Quando tocar uma música alta, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos, que deverão voltar correndo.
O peixinho que for pego vira tubarão.
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A confrontação da criança com listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) e textos que ela conhece de cor – como cantigas, parlendas e trava-línguas –, propondo que neles ela encontre palavras ou “leia” trechos (antes mesmo de estar alfabetizada)
Acompanhando o texto com o dedo enquanto recita os versos, o aluno busca meios de “descobrir” as palavras fazendo o ajuste do falado para o escrito. Isso acontece porque ele já sabe “o que” está escrito (condição para a realização da atividade) e precisa pensar somente no “onde”. Ele reconhece as primeiras letras e partes de palavras conhecidas ou identifica as que se repetem. Para isso, ele se vale de estratégias de leitura, como a antecipação. No caso das listas, ele prevê qual será determinada palavra por já conhecer o tema em questão – frutas, cores – e, no caso dos textos memorizados, por já saber o que está escrito. Outra estratégia é a verificação, que consiste na identificação de uma letra conhecida que esteja no começo ou no fim da palavra e que confirme a antecipação feita.
Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.
Usar o conhecimento sobre o valor sonoro das letras (quando já sabido) ou trabalhar em parceria com quem faz uso do valor sonoro convencional (quando ainda não sabido).
Material necessário
Textos poéticos (parlendas, poemas, quadrinhas e canções).
1ª ETAPA Selecione parlendas, poemas, quadrinhas e canções que considere interessantes. Distribua uma cópia para cada estudante e leia com a classe. Para que os leitores não-convencionais participem da atividade, garanta que saibam o texto de cor.
2ª ETAPA Informe onde se inicia o texto e proponha que todos leiam juntos, acompanhando o que está escrito com o dedo enquanto cantam ou recitam. O desafio será ajustar o falado ao escrito.
A escrita de textos memorizados – como cantigas, parlendas, trava -línguas e quadrinhas – ou de listas (de nomes, frutas, brinquedos etc.) que podem ser escritos com lápis e papel ou com letras móveis.
Quando propor:
Em dias alternados com as atividades de leitura para reflexão sobre o sistema de escrita.
A atividade deve ser realizada com alunos não alfabéticos.
Concentrada apenas no sistema de escrita – pois o conteúdo ela já sabe de cor, a criança pode se voltar apenas ao “como escrever”, pensando em quantas e quais letras usar. Ela se esforça para encontrar formas de representar graficamente o que necessita redigir, avançando no processo de alfabetização.
1 comentários:
Verinha! Seu blog está lindo de ponta a ponta!
Ao ver tantas atividades e registros percebe-se nitidamente a grande profissional que és e a qual eu sempre admirei! Continue alfabetizando, você nasceu com esse dom maravilhoso de colocar amor em tudo que fazes! Sucesso, nos encontraremos nos caminhos da vida e da educação! bjs Ivone
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